Quase 4 milhões de pessoas se inscreveram para realizar as provas, que acontecem neste domingo (5) e no próximo (12).
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
A redação faz parte do primeiro dia de prova do exame. Na avaliação de professores ouvidos pelo g1, o tema é a “cara” do Enem por tratar de um problema social relevante e exigir uma boa proposta de intervenção.
“O aluno precisa ir atrás da relação de causas e consequências, principalmente porque o tema fala de desafios. É preciso pensar, então, nas causas que levam à invisibilidade desse trabalho”, afirma Daniella Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.
A professora do Anglo ainda comenta que:
- “a mulher que cuida dos filhos e dos pais não é valorizada”;
- “a sobrecarga com o trabalho fora e em casa, no geral, não é reconhecida pela sociedade”;
- “a dupla jornada e as cobranças sociais são naturalizadas, ou seja, são vistas como normais”.
A pedido do g1, a professora Julia Ferreira, coordenadora de redação da plataforma Redação Nota 1000, elaborou um texto-modelo para a proposta do Inep (clique aqui para conferir o texto).
A questão da “economia do cuidado” foi objeto de um episódio do podcast “O Assunto”, que tratou, entre outros pontos, do fato de que, na média, mulheres passam o dobro do tempo que homens em funções domésticas e de cuidado com filhos e/ou demais familiares (ouça o episódio abaixo). Além disso, em setembro, o podcast tratou de “burnout materno – o colapso da maternidade ideal“.
Fonte: g1.globo.com