RESUMO DO JORNAL SGP EM FOCO

OUTRAS NOTÍCIAS

Edição do dia 26-12-23

Lula participa de almoço com refugiados de gaza: Neste natal Lula esteve presente em um almoço natalino para receber e dar as boas-vindas aos refugiados da faixa de gaza. O encontro aconteceu na Base Aérea de Brasília, e contou com a participação de 21 dos 30 refugiados, que chegaram ao Brasil, no sábado (dia 23).

Em discurso durante o almoço, Lula defendeu a criação de um Estado palestino e disse que vai continuar atuando junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para viabilizar a medida e garantir “que os povos possam viver em paz”.

O presidente também disse que o Brasil continuará as negociações com Israel para conseguir resgatar brasileiros que ainda não voltaram ao país porque estão com parentes retidos na Faixa de Gaza.

“[Quero dizer] que a nossa diplomacia vai continuar conversando com a diplomacia de Israel para liberar as pessoas que ainda estão na Faixa de Gaza, os companheiros de vocês que querem vir para o Brasil. Enquanto tiver alguém na Faixa de Gaza querendo voltar para o Brasil, nós estaremos à disposição para buscar”, afirmou.

Papa faz um discurso de natal condenando as guerras: Todos os anos, no dia de Natal e no dia da Páscoa também, o líder da igreja católica se dirige aos fiéis para uma mensagem e uma bênção. Diante de 70 mil pessoas Francisco honrou essa tradição com a condenação fervorosa da guerra.

Lembrou da perseguição de Herodes, que ordenou o massacre das crianças após o nascimento de Jesus, para falar das crianças que morrem em bombardeios pelo mundo.

“Dizer ‘sim’ ao príncipe da paz significa dizer ‘não’ à guerra, a todas as guerras, à própria lógica da guerra, que é viagem sem destino, derrota sem vencedores, loucura indesculpável”, disse Francisco.

“Mas, para dizer ‘não’ à guerra, é preciso dizer ‘não’ às armas”, continuou. “E como se pode falar de paz, se cresce a produção, a venda e o comércio das armas?” perguntou.

Francisco condenou os ataques terroristas em Israel. “Trago no coração a dor pelas vítimas do execrável atentado terrorista de 7 de outubro passado, e renovo o apelo pela libertação dos que se encontram ainda reféns.”

O Papa Francisco falou do tempo de graça e de esperança do jubileu de 2025, que começará dentro de um ano. Um período de preparação que pode ser visto como uma oportunidade para converter o coração, dizer “não” à guerra e “sim” à paz, promover a liberdade dos escravizados e a libertação dos prisioneiros.

Medidas anunciadas por Milei geram protestos ao longo da semana: O governo da Argentina convocou na sexta-feira (22) o parlamento para sessões extraordinárias para debater o “decretaço” anunciado pelo novo presidente Javier Milei. Na última quarta-feira (20), Milei anunciou o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) que viabiliza a desregulação econômica do país. O texto modifica ou revoga mais de 350 normas e, embora já tenha entrado em vigor, ainda pode ser barrado pelo Congresso.

Entre outros pontos, o decreto desregulamenta o serviço de internet via satélite e a medicina privada, flexibiliza o mercado de trabalho e revoga uma série de leis nacionais. As medidas incluem também a conversão de diversas empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando o processo de privatização dessas instituições.

Neste sábado (23), a Justiça federal admitiu uma ação coletiva de organizações civis para declarar o texto inconstitucional.

As organizações e as centrais sindicais convocaram uma manifestação na próxima quarta-feira (27) diante dos tribunais. O intuito é entregar à Justiça o pedido de contestação do decreto, e uma ação para suspender todos os seus efeitos.

Zinho é preso em uma sela de 6 metros quadrados e divide ala com outros milicianos: o criminoso se entregou na tarde deste domingo (24), ele esta detido em unidade de segurança máxima. Ele está em uma área reservada do presídio de Bangu 1, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde há apenas custodiados ligados à milícia.

A Justiça do Rio determinou o afastamento imediato de Lucinha das funções legislativas, proibição de manter contatos com determinados agentes públicos e políticos, além da proibição de frequentar a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

Resposta de Hamas a resolução da ONU:

O grupo extremista Hamas classificou como “insuficiente” a resolução para a guerra contra Israel aprovada na 6ª feira (22.dez.2023) pelo Conselho de Segurança da ONU (Organizações das Nações Unidas).“Uma medida insuficiente que não responde à situação catastrófica criada pela máquina de guerra sionista [israelense]”, disse o Hamas, que comanda a Faixa de Gaza desde 2007.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, o cessar-fogo “é a única forma” de pôr fim ao “pesadelo contínuo” ao povo de Gaza, região controlada pelo Hamas na Palestina.

“Espero que a resolução de hoje do Conselho de Segurança possa ajudar a melhorar a prestação da tão necessária ajuda”, ponderou Guterres.

O que o número de vítimas em Gaza revela sobre o conflito: Pelo menos 20 mil pessoas foram mortas em Gaza desde que Israel começou a retaliação aos ataques do Hamas de 7 de outubro. A BBC Verify (unidade de checagem da BBC) analisa o que número de mortos em Gaza revela sobre o conflito.

Dados do Ministério da Saúde em Gaza, administrado pelo Hamas, mostram que em média quase 300 pessoas foram mortas todos os dias desde o início do conflito, excluindo o cessar-fogo de sete dias. O diretor regional de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), Richard Brennan, diz considerar esses números confiáveis.

Contar as vítimas é um desafio em qualquer zona de guerra, e os médicos em Gaza dizem que o número de mortos provavelmente é maior do que o registrado, uma vez que não inclui corpos sob os escombros de edifícios bombardeados e aqueles que não foram levados para hospitais.

Caso Choquei: Whindersson pede criação de ‘Lei Jéssica Vitória’ após morte de jovem vítima de fake news. O humorista Whindersson Nunes publicou um vídeo, na noite deste sábado, 24, em que fala sobre a morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, aos 22 anos. Ele compartilhou sua angústia após saber do falecimento da garota e fez um apelo para que seja criada uma Lei batizada em homenagem a ela. “[Quero] Iniciar um movimento para ver se contribui para a gente criar uma lei chamada Jéssica Vitória, para aprimorar a legislação brasileira nesse negócio que está acontecendo agora que é esse jornalismo não oficial, que isso é muito perigoso. Tem gente que tem muito seguidor e diz que não é uma coisa oficial, mas é uma coisa que impacta de verdade”, disse. Importante: Se você se sente mal e precisa de ajuda, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), que promove apoio emocional e prevenção ao suicídio. O telefone do CVV é 188. Caso presencie um caso de emergência médica, entre em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com o Samu (192).

Convite oficial para o debate sobre segurança pública: Sociedade e autoridades de São Gabriel da Palha estarão reunidos para debater segurança pública do município. Amanhã (27) as 9 horas na Casa de Vidro da Praça Aurelio Bastianello.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *