O prefeito comenta sobre as dificuldades da gestão em um município do interior e como ter resolutividade.
Quinta-feira (19/01), o prefeito Tiago Rocha compareceu a uma entrevista no primeiro episódio do podcast Vila Valério é 10 que tem como fundador e apresentador Danilto Antonio; com o tema “os desafios da gestão em um município do anterior”.

Tiago Rocha “A nossa gestão é para todos; principalmente para aqueles que mais necessitam”.
O podcast teve inicio ás 20:00h, com uma hora de duração; onde o prefeito respondeu questionamentos e deu sua opinião sobre vários assuntos; sendo eles: as dificuldades enfrentadas pelo prefeito ao ter que administrar uma prefeitura do interior, a situação precária dos equipamentos que foram repassados pelo mandato anterior, como lidar com os funcionários e garantir que eles colaborem para uma melhor qualidade de serviços para os cidadãos entre outros assuntos.
O prefeito Tiago Rocha relata a dificuldade de implantar um novo modelo de gestão e quebrar paradigmas implantados pela gestão anterior. No entanto, encontrou servidores comprometidos em prestar um bom serviço à sociedade e desde o período de transição foi realizada uma programação para adequar seu programa de governo ao orçamento herdado.
Ele conclui que sua interação com os profissionais da gestão, se dá pelo seguinte principio: “cada servidor deve se dedicar ao máximo pelas suas ações, não em prestação de serviço ao prefeito; e sim, em prestação ao cidadão e ente público que procura o seu atendimento”.
Falou também sobre a organização necessária para assumir um mandato com o orçamento deixado e sua aplicação nos vários setores da gestão, a dificuldade enfrentada pelo prefeito para melhorar a saúde do município, além de outras perguntas e duvidas que a população possa ter.
O prefeito discorre sobre as melhorias no município de São Gabriel da Palha, graças à organização e a transparência do mandato, visando sempre estar em contato com o cidadão e ouvir seus problemas diretamente para que possam ser resolvidos de maneira eficaz e rápida.
Além de comparar as mudanças que estiveram presentes nesses anos como: A aquisição de novos equipamentos para obras e a saúde, a criação de um aplicativo para ajudar e direcionar a população e agilizar o atendimento nos setores da saúde, a organização feita nos órgãos municipais, renovação de frotas de transporte e maquinários, a manutenção das estradas da zona rural para uma melhor qualidade de vida para os agricultores, os investimentos feitos nas escolas onde o prefeito faz o seguinte comentário “quando pedimos recursos para a educação, fazemos porque nossos filhos serão o futuro de São Gabriel da Palha”.
Também cita as conquistas em São Gabriel da Palha como a Feira da Cooabriel, a festa da cidade e outros eventos que e ajudaram a impulsionar o comercio e a economia do município. Mencionou os eventos como: a festa do dia das crianças, distribuição de cestas básicas e presentes no natal que contribuem para a alegria das famílias carentes.
O ponto principal da entrevista foi a exposição da conquista na educação, onde São Gabriel da Palha , entre os 78 municípios do Espirito Santo, atendeu todas as exigências do Governo Federal e conquistou os recursos do Fundeb, êxito alcançado somente por 28 municípios do Estado. Tiago Rocha relata que tal conquista se deve aos investimentos nos profissionais da educação e a dedicação dos mesmos na realização de suas funções, destacou a gestão da secretaria Marlene Teixeira e a dedicação de todos em atender as famílias sem distinção; os programas de distribuição de material e uniforme para as famílias do município fazem parte do processo de inclusão social na educação. “hoje eu estou prefeito do município e essas crianças serão os futuros gestores da nossa cidade, por isso temos que prepara-las para ter um futuro melhor”.
Tiago Rocha pondera que todas essas melhorias e conquistas que ajudaram e ajudam a população gabrielençe até hoje não foram conquista de uma só pessoa, o prefeito fez agradecimentos aos envolvidos que ajudaram para que tudo isso fosse possível, alguns deles foram: O secretario do governo do estado Freitas, deputados federais e estaduais parceiros da gestão, ao governador Renato Casagrande, a equipe de transição responsável por organizar e planejar o orçamento, aos trabalhadores dos órgãos públicos que estiveram dispostos a ajudar na melhoria do atendimento ao cidadão, os empresários que estiveram ajudando em diversos momentos, as empresas que ajudaram na disponibilização dos novos equipamentos, a secretaria e assistente social Marcela que conduz as pastas da saúde e a assistência social, as rádios e veículos de comunicação que são de utilidade e ajuda para a interação com a população.
Reportagem: Alexandra Antunes
Veja entrevista completa no link abaixo: