Nesta Segunda-feira (11) começará a terceira onda de calor do país. Temperaturas podem subir entre hoje e 15 de março em algumas regiões

Em meio a essa transição do fim do verão para o início do outono, é comum observar mudanças rápidas nos padrões meteorológicos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O centro-sul do Brasil será a região mais atingida. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem ser os estados com mais efeitos.
De acordo com o meteorologista do Agrotempo do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, as previsões indicam um aumento nas temperaturas para os próximos dias, com os termômetros se aproximando dos 36°C nos estados do sul e atingindo até 38°C em Mato Grosso do Sul.
O meteorologista ressalta que o calor intenso será uma condição prevalente nos próximos dias, persistindo até pelo menos 21 de março.
Apesar da expectativa de uma frente fria avançando nesse período, a massa de ar quente tende a predominar sobre o Paraguai e Mato Grosso do Sul, mantendo as temperaturas elevadas e a necessidade de precauções contra os efeitos do calor intenso na Região Sul do Brasil.
Com o aumento das temperaturas é importante estar ciente das devidas precauções que devem ser tomadas para proteger o seu corpo, são essas:
- Use roupas confortáveis e de cor clara;
- Não esqueça a água;
- Faça uma hidratação completa;
- Passe protetor solar;
- Evite o sol das 10h às 16h;
- Consuma alimentos leves.
Reportagem: Alexandra Antunes