Lula mantem Luiz Fernando Correia e dá a ele poder de escolher o numero dois da Abin
Apesar das pressões vindas da Polícia Federal e de servidores da agência, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garantiu a manutenção de Luiz Fernando Corrêa à frente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Corrêa conseguiu bancar o sucessor de Alessandro Moretti, demitido na terça-feira (30). Marco Aurélio Cepik será o novo diretor-adjunto da agência.
Cepki foi trazido pelo atual diretor no Rio Grande do Sul, onde atuava como acadêmico com grandes conhecimentos na área; ele é o atual diretor da Escola de Inteligência da Abin. A escolha de Cepik, não agradou os servidores da agência que esperavam por um nome de carreira para o posto.
Há um clima de insatisfação entre os funcionários da Abin; mas, ao manter Corrêa e dar a ele o poder para escolher o seu número dois, o presidente Lula sinalizou ao órgão que deseja controlá-lo de perto.
O Palácio do Planalto tem desconfianças em relação aos servidores da Abin, por causa do que aconteceu durante o governo de Jair Bolsonaro.
O presidente decidiu nomear alguém próximo por causa dessa falta de confiança e por não conhecer ninguém do corpo de funcionários da agência.
Reportagem: Alexandra Antunes