Figuras como Donald Trump, o partido Vox e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) repercutiram a vitória do argentino.
Figuras ligadas à ultradireita mundial parabenizaram o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, pela vitória sobre o peronista Sergio Massa, na noite do último domingo 19.
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, por exemplo, compartilhou, logo após o anúncio do resultado, uma foto de Milei com a bandeira norte-americana de Gadsden, que representa o libertarianismo no país. O símbolo é comumente associado à extrema-direita dos EUA. Na publicação, feita na rede Truth Social, Trump parabenizou o argentino pela “excelente candidatura à presidência”. “Você mudará seu país e realmente tornará a Argentina grande novamente”, disse o ex-presidente.
Já a conta oficial do partido de extrema-direita espanhol Vox parabenizou Milei pelo que chamou de “esmagadora vitória eleitoral”. Em publicação na rede X, o Vox afirmou que “a Argentina finalmente se livra do peronismo e a liberdade abre caminho na América Latina”. O Vox foi um dos partidos que apoiou, ao longo de todo o pleito eleitoral, a candidatura de Milei.
Fonte: www.cartacapital.com.br