Biden e Trump conseguem indicação a presidência e reeditam disputa de 2020

OUTRAS NOTÍCIAS

As previas desta terça-feira (12) fizeram com que atingissem o número mínimo para indicações do partido

Nesta terça-feira (12), Joe Biden e Donald Trump, alcançaram o número de delegados necessários para concorrer às eleições pelos partidos Democrata e Republicano. Com isso, neste ano, os dois reeditarão a disputa pela Casa Branca de 2020.

Segundo a Associated Press, nesta terça Biden venceu as prévias nos estados da Georgia, Mississippi e das Ilhas Marianas do Norte. O atual presidente conquistou 2.015 delegados. Eram necessários 1.968 para a indicação.

Já o ex-presidente Donald Trump também venceu nos estados da Georgia e Mississippi, além de Washington. Com isso, ele chegou ao total de 1.228 delegados, ultrapassando os 1.215 necessários.

Biden e Trump foram os grandes vencedores da Superterça (5), dia em que mais de 15 estados dos EUA foram às urnas nas primárias dos respectivos partidos.

Biden já tem feito críticas e ataques a Trump. O atual presidente afirma que o seu antecessor é uma ameaça à democracia. Segundo ele, Trump “está conduzindo uma campanha de ressentimento, vingança e retaliação que ameaça o próprio conceito do que é ser americano” e a ameaça que Trump representa “é maior do que nunca”.

Trump já reconheceu que Biden será o candidato do Partido Democrata e usou a idade do atual presidente para criticá-lo. Ao falar sobre Biden em uma entrevista na rede CNBC, Trump disse que é o único oponente do atual presidente “além da vida”.

Biden:

Imagem de Biden

Biden, com 81 anos, está trabalhando para garantir aos eleitores que ele ainda é capaz de trabalhar no cargo mais importante do mundo.

Ele também está lidando com desentendimentos em seu próprio partido: Parte dos eleitores do ‘Partido Democrata’ acham que os EUA deveria agir mais para impedir a guerra de Israel contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.

No mês passado, em Michigan, como um meio de protesto, uma parte dos eleitores do Partido Democrata marcou o voto nas primárias como “não comprometido”. A campanha pelo voto “não comprometido” apareceu em outros estados, como o estado de Washington.

Trump:

Imagem de Trump feita pela “BBC NEWS”

Ele levou mais 11 delegados antes das primárias de terça-feira, quando o Partido Republicano do Texas anunciou que todos os 161 delegados do estado são do ex-presidente, com base nos resultados das primárias da semana passada.

Sendo assim, Trump está perto de conquistar o número de delegados necessários para garantir a indicação do Partido Republicano.

Trump ainda enfrenta processos criminais relativos a quatro casos:

  • O caso do manuseio de documentos classificados.
  • A tentativa de reverter a eleição de 2020 na Justiça federal.
  • A tentativa de reverter os resultados da votação no estado da Geórgia.
  • A manipulação de dados contábeis do pagamento de dinheiro a uma ex-atriz pornô.

Sem ter certeza de que alcançará o objetivo, a campanha de Trump não planejou uma grande festa de vitória, como fez na semana passada, quando centenas de pessoas lotaram seu clube Mar-a-Lago para uma celebração da Superterça.

Reportagem: Alexandra Antunes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *