Um ataque russo com recurso a drones atingiu esta segunda-feira o porto de exportação de cereais de Izmail, no Danúbio, danificando vários armazéns e incendiando alguns edifícios, disse o governador de Odessa. O ataque aconteceu horas antes de começarem conversações entre o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo turco, Tayyip Erdogan.
Os dois Presidentes encontram-se esta segunda-feira em Sochi, no âmbito das tentativas de Ancara e das Nações Unidas de ressuscitar o acordo de exportação de cereais do mar Negro, para ajudar a aliviar a crise de alimentos global. Ancara considera que as conversações podem ser vitais para o acordo.
A Rússia abandonou o acordo em Julho, um ano depois de este ter sido mediado pelas Nações Unidas e pela Turquia, entre queixas de que estavam a ser colocados obstáculos às suas próprias exportações de alimentos e fertilizantes, e de que não
havia cereais ucranianos suficientes a ser dados a países mais pobres.
Desde a saída do acordo, Moscovo tem lançado ataques frequentes aos portos do rio Danúbio, desde então a principal via para a exportação de cereais ucranianos.
Fonte: www.publico.pt