Evan Gershkovich, repórter do jornal The Wall Street Journal, foi detido nesta quinta-feira, 30
O FSB, serviço de segurança da Rússia, anunciou que prendeu Evan Gershkovich, repórter do jornal The Wall Street Journal, nesta quinta-feira, 30, por suspeita de espionagem. Em comunicado, o FSB diz que o jornalista foi detido na cidade de Ecaterimburgo quando tentava obter informações sobre uma instalação militar da Rússia, que é considerada segredo de estado no país.
“Foi estabelecido que E. Gershkovich, agindo sob uma missão do lado norte-americano, estava reunindo informações classificadas como segredo de estado sobre a atividade de uma das empresas do complexo militar-industrial da Rússia”, informa a nota oficial do serviço de segurança russo.
O jornal norte-americano rebateu as acusações e pediu a liberação imediata do profissional: “O Wall Street Journal nega veementemente as alegações do FSB e busca a libertação imediata de nosso confiável e dedicado repórter, Evan Gershkovich. Somos solidários com Evan e sua família.”
A prisão, a primeira de um repórter dos Estados Unidos desde o fim da Guerra Fria, aconetce em um momento em que a tensão entre norte-americanos e russos está crescendo por causa da guerra na Ucrânia.