Policias militares encontraram nesta segunda-feira (28) nove pessoas mortas, sendo seis adultos e três crianças, na cidade de Mata de São João, na região metropolitana de Salvador (BA).
O que aconteceu
Os corpos estavam divididos em duas casas. Em um imóvel, foram encontradas duas mulheres mortas. As outras vítimas estavam em uma segunda casa. As informações são da Polícia Militar. O caso ocorreu no Núcleo Colonial JK, próximo à Escola Municipal Arnaldo Souza Prado.
Pelo menos seis corpos estavam carbonizados. Os imóveis onde as vítimas estavam também foram incendiados, na zona rural do município. Inicialmente, a PM divulgou que havia quatro adultos e cinco crianças mortas. Depois, atualizou a informação para seis adultos e três crianças.
Uma adolescente de 12 anos foi encontrada com aproximadamente 55% do corpo queimado. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado e levou a vítima para o HGE (Hospital Geral do Estado) de Salvador. A instituição ainda não informou um boletim médico da paciente.
Inicialmente, a principal hipótese é que tenha ocorrido uma chacina. Fontes ligadas às forças de segurança ouvidas pelo UOL indicam que as mortes podem estar relacionadas com uma disputa por território travada pelo crime organizado. Um dos mortos seria primo de um chefe do tráfico local, preso desde abril de 2022.
O UOL procurou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, que informou que equipes da perícia e de atendimento estão no local. O caso está sendo investigado pela Delegacia Territorial de Mata de São João, pela Polícia Civil e pelo Departamento de Polícia Técnica.
Escalada de violência
Uma série de operações policiais deixou mais de 30 mortes entre os dias 28 de julho e 4 de agosto na Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) disse manter diálogo com o governo federal e com as forças de segurança. Os confrontos ocorreram nas cidades de Salvador, Camaçari e Itatim.
A situação reflete um crescimento apontado desde 2015, quando o estado registrou 354 mortes vítimas de intervenção policial. O ápice desse cenário aconteceu em 2022. Segundo informações do Fórum de Segurança Pública, o número de mortes saltou para 1.464. O estado assumiu a liderança do ranking no quesito, ultrapassando o Rio de Janeiro.
Um levantamento por um período de um ano do Instituto Fogo Cruzado registrou 1.545 tiroteios em Salvador e região metropolitana, que deixaram 1.097 mortes, deixando outras 325 pessoas feridas. Ao todo, 34% dos confrontos ocorreram em ações policiais. O estudo foi feito entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho deste ano.
Mata de São João ficou em 4º lugar no ranking de confrontos na região metropolitana da capital da Bahia, atrás apenas de Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas. A cidade onde ocorreram as mortes de nove pessoas encontradas carbonizadas teve o registro de 47 tiroteios nesse período, deixando 43 pessoas mortas.
Fonte: noticias.uol.com.br